Três brasileiros encaram os 217 quilômetros da Badwater 2015

Por André Sant'Anna*

Anualmente 2.800 atletas de todo o mundo se inscrevem para participar da Badwater 135 milhas, mas apenas cem são aceitos. Esse ano, os brasileiros Marialdo Rodrigues, Caxias do Sul, Rodrigo Pereira, de Brasília, e Camila Matte, São Paulo, estão entre os atletas que vão encarar o desafio de correr 217 quilômetros, na região do Vale da Morte, Califórnia.

 
Marialdo é um atleta experiente e apesar de ter no currículo provas duras como a BR 135 e 181, Comrades, 24 horas e Travessia Torres Tramandaí, pela primeira vez participará da Badwater. “Esse é um sonho antigo. Sei das dificuldades que encontrarei lá. Tenho muito respeito, mas não tenho medo da prova. Estou treinando bastante, tomando todos os cuidados necessários e focado na preparação. Minha expectativa é conseguir concluir abaixo de 38 horas”, afirma.
 

Para a paulista Camila Matte, o desafio é ainda mais inédito. “Está será minha primeira ultramaratona fora país. Tenho aliado meu trabalho com uma rotina de treinos bem puxada. Meu desejo é completar a prova abaixo de 48 horas”, declara. Porém, a atleta sabe que cada prova tem suas particularidades, especialmente quando se trata da Badwater. “Durante a corrida muita coisa pode acontecer: desidratação, calor, bolhas, assaduras. Mas em cada ultra que faço aprendo algo novo. Isso me fortalece e consigo manter o pensamento positivo para um novo e maior desafio”, completa.
 

A prova acontece no dia 28 de julho e contará com 28 mulheres e 72 homens. Deste total de 100 atletas, 59 já competiram em edições passadas e 41 estreiam esse ano. Na lista de 23 países representados, os Estados Unidos terá o maior número de atletas, 63. Os demais países presentes são Argentina (1), Austrália (3), Brasil (3), Canadá (3), Colômbia (1), República Checa (1), França (1), Alemanha (1), Guatemala (1), Irlanda (1), Japão (4), Jordânia (1), México (2), Holanda (1), Nova Zelândia (1), Filipinas (1), Polônia (1), Sérvia (1), Singapura (1), Espanha (2), Suécia (1), Reino Unido (5).

 
A Badwater é percorrida numa única etapa, podendo ser concluída em até 3 dias. A largada acontece na baía de Badwater, a 86 metros abaixo do nível do mar, na célebre região do Vale da Morte na Califórnia, e a chegada ao monte Whitney, com 4.421 metros de altitude. Estes dois locais são, respetivamente, o ponto mais baixo e mais alto do território continental dos Estados Unidos, obrigando os participantes a uma subida acumulada de mais de 4.000 metros.
 
 
Autointitulada como a “mais dura corrida do mundo”, boa parte da prova decorre no deserto do Vale da Morte, sob extremas condições climatéricas. A região detém, inclusive, o recorde como o ponto mais quente da Terra (56,7ºC), no dia 10 de Julho de 1913).
 
Creditos: *blog Ultratrailbr*

Postado em: Segunda-feira, 13 Abril 2015 | Escrito por: ultras |

Vídeo em Destaque

Calculadora de Ritmo

Calcular

Distância percorrida:

Tempo gasto:

Ritmo:

Recalcular

Patrocinadores

Parceiros em destaque